Fitas para EPI: soluções práticas para a segurança no trabalho

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade essencial para as empresas, e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como fitas para EPI, fundamental para a proteção dos trabalhadores. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023, o Brasil registrou 499.955 acidentes de trabalho, com os maiores índices de fatalidades e lesões graves concentrados em setores como Construção Civil e Transporte Rodoviário. 

Esses dados alarmantes evidenciam a urgência de implementar ações eficazes de segurança, inclusive o uso de fitas de advertência, vitais para sinalização de áreas de risco, que contribuam para a prevenção de acidentes.

Pensando em você que quer saber em detalhes o que são fitas de segurança e suas aplicações específicas, produzimos esse conteúdo.

Aqui, você aprende quais os diferentes tipos, sua importância na prevenção de acidentes e como escolher as adequadas para cada contexto. 

Então, vamos lá?

O que são fitas de segurança?

As fitas de segurança são materiais adesivos utilizados para sinalizar e determinar as áreas de risco em ambientes de trabalho e outros locais que requerem atenção especial. São frequentemente usadas para: 

  • indicar zonas de perigo;
  • delimitar áreas de circulação;
  • sinalizar obstáculos;
  • destacar condições inseguras. 

 

Além da sinalização visual de perigos, também servem para organizar espaços e melhorar a eficiência no local de trabalho, o que ajuda a manter a ordem e facilita a movimentação segura no ambiente. E, além disso, quais são os principais tipos de fitas para proteção individual?

+Leia também: Fita adesiva personalizada: diferenciais, aplicações e como criar

Quais são os principais tipos de fitas para proteção individual?

Os principais tipos de fitas para proteção individual são diferenciadas por suas cores. 

A distinção da coloração se dá em função das diretrizes e normas técnicas para fitas de EPI, ou, como define a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas NR 26 – Sinalização de Segurança e a ABNT NBR 7195 – Cores Para Segurança

Ambas regulam a sinalização de segurança no ambiente de trabalho, estabelecem cores para prevenção de acidentes e determinam treinamento para lidar com produtos químicos. Veja a seguir mais detalhes de suas cores e a importância das fitas para segurança no trabalho.

  • Vermelho: as vermelhas identificam equipamentos de combate a incêndio e saídas de emergência, mas não devem ser usadas para assinalar perigo.
  • Laranja: fitas laranja indicam perigo, especialmente em máquinas e equipamentos perigosos. Também é usada em equipamentos de salvamento aquático.
  • Amarelo: sinaliza cuidado em locais como escadas e áreas de circulação.
  • Verde: representa segurança e determina os locais com primeiros socorros e EPIs.
  • Azul: indica ações obrigatórias, como o uso de EPI. Além disso, também impede a movimentação ou energização de equipamentos.
  • Branco: chama a atenção para passagens e áreas de emergência.
  • Púrpura: alerta para radiações.
  • Preto: identifica coletores de resíduos e canalizações de inflamáveis.

 

Atente-se que algumas fitas para EPI são “zebradas” com duas cores impressas (geralmente amarelo e preto). 

As listras contrastantes são ideais para identificar áreas de risco e obstáculos em indústrias e armazéns. Chamam a atenção e alertam sobre a necessidade de cuidado ao transitar nesses espaços. 

E quais os cuidados para aplicações de fitas para isolamento em EPI? Como fazer da forma correta?

5 cuidados para as aplicações de fitas para isolamento em EPI

Você pode aplicar as fitas em pisos, superfícies e fachadas planas, como em bancos, indústrias, comércios e hospitais para organizar, orientar e alertar os transeuntes.

São muito práticas, fáceis de aplicar e remover, além de resistirem bem ao tráfego. Por isso, são ideais para lugares onde a pintura do solo não é adequada ou permitida. Veja a seguir 5 dicas de como aplicar as fitas em superfícies.

  1. Limpe bem a superfície e remova toda a sujeira.
  2. Seque completamente a área para eliminar qualquer umidade.
  3. Planeje a sinalização do espaço antes de começar.
  4. Meça e aplique a fita com precisão.
  5. Use um estilete para fazer um corte reto e dar um bom acabamento.

 

Lembre-se, o uso das cores não substitui outras medidas de prevenção de acidentes. A escolha e supervisão da fita devem ficar a cargo do técnico de segurança da empresa. 

Se quiser retirá-la completamente, use uma espátula para iniciar a remoção. Para facilitar, aqueça a fita com um soprador térmico, o que soltará a cola. 

Depois, use detergente neutro para limpar a superfície. E, claro, sempre utilize EPIs durante todo o processo de aplicação ou remoção.

+Leia também: Bobina de PVC: tipos e aplicações

Qual a importância das fitas para segurança no trabalho?

As fitas para EPI têm um papel essencial na segurança e organização em diversos ambientes. Os itens reduzem acidentes e protegem os trabalhadores, especialmente em situações de baixa visibilidade e em áreas de risco. 

A seguir, explicamos como as fitas contribuem em diferentes aspectos da rotina de trabalho.

Aumento da visibilidade

Fitas de demarcação com cores vibrantes e listras contrastantes são altamente visíveis, especialmente em áreas de risco, onde alertam sobre a necessidade de cautela. 

Em locais com pouca iluminação ou condições climáticas adversas, se destacam e ajudam a prevenir acidentes.

Proteção contra elementos externos

Além de melhorar a visibilidade, as fitas delimitam áreas com risco de exposição a substâncias perigosas, como produtos químicos ou materiais pesados. 

Isso mantém as pessoas afastadas dessas zonas e reduz o risco de acidentes e contaminação.

Melhoria da eficiência dos EPIs

As fitas tornam o ambiente mais organizado e seguro, e complementam os EPIs. 

Ao delimitar áreas específicas para o uso desses equipamentos, indicam onde os trabalhadores devem estar equipados, o que melhora a eficiência dos equipamentos de segurança.

Redução de acidentes e proteção individual

Ao delimitar áreas de risco e direcionar o fluxo de pessoas, as fitas de segurança diminuem o número de acidentes. 

Os itens servem como um lembrete constante para que todos sigam as normas de segurança, evitando colisões e outros incidentes, especialmente em indústrias e armazéns com tráfego intenso de pessoas e máquinas.

Agora que você entendeu o que são as fitas de segurança, que tal adquirir a sua com a qualidade Tectape? Acesse nossa página de produtos, escolha uma de nossas fitas de demarcação em PVC e garanta a proteção de seus colaboradores!