Fita antiderrapante: como escolher o modelo ideal?
Em ambientes com um alto fluxo de pessoas, aplicar métodos de segurança é imprescindível. Nesse caso, a fita antiderrapante se tornou uma solução prática e eficaz para prevenir quedas em ambientes com risco de escorregões, como escadas, rampas e áreas industriais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as quedas e escorregões representam a segunda maior causa de mortes por ferimentos não intencionais no mundo, atrás apenas dos acidentes de trânsito.
Em todas as regiões, as taxas de mortalidade afetam principalmente idosos, mas também são comuns em crianças e adultos. É um cenário que sinaliza a importância de criarmos estratégias de prevenção, como a conscientização pública e a melhoria dos ambientes físicos.
Portanto, o uso de ferramentas como as fitas antiderrapantes se mostra uma medida eficiente para reduzir acidentes e proporcionar mais segurança no dia a dia.
Caso esteja interessado em saber mais sobre a ferramenta de proteção, leia esse artigo! Saiba o que é a fita antiderrapante, qual o seu tempo de duração e as vantagens que a ferramenta proporciona para a sua segurança. Além disso, aprenda como escolher a ideal para as suas necessidades. Vamos lá?
O que é fita antiderrapante?
A fita antiderrapante é um material adesivo projetado para aumentar o atrito em superfícies escorregadias, o que previne quedas e acidentes.
Geralmente, sua composição tem base em materiais resistentes, como PVC ou vinil, com uma superfície abrasiva, composta por minerais como óxido de alumínio ou carbeto de silício, que conferem mais atrito ao toque.
Já sua parte inferior tem um adesivo forte, que permite a fixação em diferentes superfícies.
São materiais que garantem durabilidade e resistência ao desgaste, mesmo em ambientes com tráfego intenso ou exposição a condições climáticas adversas. E, apesar das suas potencialidades, quanto tempo dura a fita antiderrapante?
Quanto tempo dura a fita antiderrapante?
A fita antiderrapante pode durar de 5 a 10 anos a depender da maneira de fixá-la e do estado do local de aplicação.
Atentar-se a esses fatores é essencial para garantir mais tempo de sua vida útil e, por consequência, o sucesso na prevenção de acidentes. Veja a seguir o passo a passo de como fixá-la.
1. Limpe a área
Antes de aplicar a fita, certifique-se de que a superfície esteja limpa e livre de sujeira, óleo ou graxa. Use água e sabão neutro para lavar a área e elimine qualquer resíduo.
Em partes específicas do local de aplicação, faça um acabamento com solventes, como acetona ou álcool, para manter uma boa aderência.
2. Avalie seu estado
Verifique o estado do piso. Para pisos ásperos, com rachaduras ou com tráfego intenso, aplique uma fina camada de cola ou adesivo de contato após a limpeza. Dessa forma, você aumenta a aderência da fita antiderrapante.
3. Demarque e aplique
Esse é o momento de aplicar a fita antiderrapante! Demarque a área de fixação. Sugerimos que você use uma fita crepe.
Retire a proteção de uma das pontas da fita e aplique-a no local demarcado. Pressione firmemente com um martelo de borracha para evitar bolhas de ar.
4. Finalize
Para garantir a durabilidade da fita, utilize um vedador de bordas nas extremidades. O artifício impede a penetração de líquidos e sujeiras. Após cerca de 2 horas, verifique se o vedador está completamente seco.
Lembre-se de seguir esses passos para preservar a vida útil da fita antiderrapantes e evitar descolamentos. Outros fatores que influenciam sua proteção incluem a qualidade do material da fita e os pontos de fixação.
Por que essa fita contribui para a prevenção de acidentes?
A ferramenta contribui significativamente para a segurança em ambientes com risco de escorregamento, porque aumenta o atrito nas superfícies. Dessa forma, a fita evita quedas e acidentes. Sua aplicação é essencial em locais de chão liso e:
- rampas e corredores;
- pisos de banheiro;
- escadas;
- piscinas;
- áreas externas (como varandas e terraços);
- equipamentos de ginástica.
Algumas normas regulamentadoras obrigam a aplicação desse material adesivo em diversos ambientes. A NR18, por exemplo, trata de condições e meio ambiente de trabalho na construção civil.
Já a ABNT NBR 9050, estabelece critérios de acessibilidade, e sugere o uso de materiais antiderrapantes em áreas de circulação pública para preservar a integridade física das pessoas.
Além da proteção dos transeuntes, utilizar esse material adesivo tem mais pontos positivos. Então, quais as demais vantagens da fita antiderrapante para segurança?
Quais as outras vantagens da fita antiderrapante para segurança?
Além de oferecer segurança, a fita antiderrapante proporciona uma série de outras vantagens que a tornam uma solução eficaz e prática em diversos ambientes. A seguir, entenda porque vale a pena utilizá-la.
Facilidade de instalação
Sua aplicação é simples e rápida, sem a necessidade de reformas ou alterações no piso, o que facilita a implementação em diversos ambientes.
Durabilidade e resistência
Feita de materiais robustos, como PVC e minerais abrasivos, a fita suporta tráfego intenso, mudanças climáticas e ambientes úmidos. Essa vantagem a torna eficaz por longos períodos.
Custo-benefício
Comparada a outras soluções, a fita antiderrapante é uma opção de baixo custo, com alta eficiência na prevenção de acidentes. Sendo assim, evita custos com tratamentos e possíveis indenizações por quedas.
Sinalização
Muitas fitas antiderrapantes vêm em cores chamativas ou com listras. São características que ajudam na sinalização de áreas perigosas e aumentam a conscientização sobre os riscos de escorregamento.
Agora que você já sabe como aplicar e quais são suas vantagens, como escolher a fita antiderrapante ideal para sua necessidade?
Antes de decidir, confira o nosso conteúdo “O que é fita para demarcação de solo? Quais as vantagens?” e garanta ainda mais proteção para o seu ambiente!
Como escolher a fita antiderrapante ideal para sua necessidade?
Após ler esse conteúdo, ficou claro que escolher a fita antiderrapante adequada é fundamental para garantir sua durabilidade e a segurança dos transeuntes.
Com as opções certas, você protege áreas de risco de escorregamento de forma prática e eficiente, e adapta o produto ao ambiente e à superfície de aplicação.
Por isso, saiba que cada local exige diferentes características das fitas. Veja a seguir quais são os diferentes tipos de fita e os ambientes ideais para cada uma.
Fita preta
Modelo clássico de fita preta, ideal para degraus de escadas e entradas. Resistente à água e disponível em larguras de 25 a 50 mm e comprimentos de 5 a 15 metros.
Fita zebrada (preta e amarela)
Usada para proteção, demarcação e sinalização em rampas. Comumente encontrada na largura de 25 mm e comprimento de 5 metros.
Fita transparente
Feita de PVC não abrasivo, é útil em banheiros, especialmente em chuveiros e banheiras.
Fita fluorescente
Visível em ambientes com pouca luz, ideal para marcar áreas perigosas, como escadas e rampas. Disponível nas mesmas medidas das demais fitas.
Atente-se ao fato de que as fitas antiderrapantes são úteis não apenas em locais com grande circulação, mas também em casas com idosos e crianças.
Você também pode aplicá-las no box do banheiro para evitar escorregões e sob tapetes para garantir estabilidade.
Agora que você já escolheu a sua fita antiderrapante, que tal incrementar seu reparo de segurança com outros produtos da Tectape?
Hoje, a empresa segue uma jornada independente no mercado, após 30 anos como parte da Day Brasil. Sem deixar para trás toda a história construída, hoje, a Tectape vende soluções efetivas para transformar a rotina de empresas.
Mais do que fitas adesivas, oferecemos soluções que transformam a rotina de negócios como o seu.
Acesse nossa página de produtos e identifique o que melhor atende às suas necessidades. Aproveite também para entrar em contato com o nosso time de vendas pelo WhatsApp.