Fita crepe: conheça 4 tipos e seus múltiplos usos
Mascaramento de pintura, fixações leves, fechamento de embalagens. Quando falamos que a fita crepe é um dos mais versáteis materiais para as indústrias, nos referimos a estes, que são apenas alguns de seus usos.
Se você tem dúvidas sobre qual tipo de fita crepe melhor atende às demandas do seu negócio, temos uma boa notícia: neste artigo, vamos falar em detalhes sobre as diferentes possibilidades de aplicação, as especificações das 4 principais variações do produto e dicas de onde comprar o melhor material sem dor de cabeça.
Tudo pronto? Então, continue a leitura!
Um pouco de história: o surgimento da fita crepe automotiva
A fita crepe automotiva foi a primeira versão lançada deste material, hoje usado para tantas finalidades. O modelo inicial surgiu a partir de uma demanda bastante popular nos Estados Unidos nos anos 20: a de pintar automóveis de duas cores.
Com a intenção de isolar áreas de pintura sem danificar a superfície do carro, como acontecia com os materiais usados anteriormente (jornal e cola), o engenheiro Richard Drew teve a ideia de usar uma faixa de papel crepado com adesivo à base de borracha nas bordas para fazer o mascaramento.
Embora revolucionária, a ideia inicial do engenheiro não foi bem-sucedida. A cola apenas nas pontas do material fazia com que a tinta infiltrasse na área central do papel e, ainda assim, manchasse o veículo. Após mais alguns testes, a melhor solução encontrada foi estender a área adesivada para toda a superfície do papel, originando, então, a fita crepe.
Extra: Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo com curiosidades e histórias sobre as fitas multiuso!
Para que serve a fita crepe nos dias de hoje?
A efetividade e a pluralidade de usos do material expandiram sua aplicação para diversas outras áreas, tornando a fita crepe um item indispensável em residências, indústrias, escolas e comércios.
Hoje em dia, a fita crepe é usada para fixar cartazes e materiais, fechar embalagens, mascarar pinturas em diferentes veículos (incluindo aeronaves e embarcações!) e superfícies (como esquadrias e batentes) e em artesanatos.
A seguir, mostramos, com detalhes, como funcionam algumas destas aplicações.
Fita crepe para pintura: conheça um dos muitos usos do material
Seja no ambiente industrial ou residencial, a fita crepe para pintura de paredes já se consolidou como uma das principais aplicações do produto.
Quando falamos em pinturas residenciais, o material se mostra especialmente efetivo no isolamento e cobertura de áreas que não devem receber a tinta, como rodapés, janelas e portas.
Para quem decide investir em pinturas artísticas, geométricas ou mesmo orgânicas, a fita se mostra fundamental para assegurar a definição da área a ser trabalhada sem prejuízo de outras regiões da parede ou superfície.
Já na indústria, a fita crepe para pintura pode remeter ao seu surgimento histórico, sendo usada no mascaramento de trabalhos automotivos e no acabamento da colorização de eletrodomésticos ou demais tipos de veículos.
Tipos de fita crepe: tamanhos e especificações para explorar
Muito se engana quem acha que toda fita crepe é igual. Existem diferentes tipos de produtos, desenvolvidos para atender a demandas específicas.
A seguir, você conhece os 4 principais tipos de fita crepe oferecidos pela Tectape.
1- Fita Crepe para alta temperatura Tectape 230
Produzida em papel crepe revestido de borracha natural, a fita crepe Tectape 230 é ideal para o mascaramento de pinturas em alta temperatura (até 93°C por um período máximo de 30 minutos). É oferecida nos tamanhos 18, 24, 36 e 48 mm de largura.
É recomendada para os processos de fabricação de veículos, aeronaves, embarcações, bem como para o mascaramento de pintura em estufas com luz ultravioleta por até 5 horas.
2- Fita Crepe para alta temperatura Tectape 235
A fita crepe Tectape 235 resiste a temperaturas de até 100 °C pelo período máximo de 30 minutos, sendo recomendada para o mascaramento de pintura em estufas com luz ultravioleta. Disponível nos tamanhos 18, 24, 36 e 48 mm de largura.
3- Fita Crepe Resistência aos raios UV Tectape 240
A fita Tectape 240 está disponível nos tamanhos 18, 24 e 48 mm de largura, contando com um adesivo formulado especialmente para resistir a exposição à luz UV (período máximo de exposição: 7 dias), não deixando resíduo de adesivo após a remoção da fita.
Pode ser aplicada no mascaramento de pintura imobiliária em ambientes internos com exposição à luz solar, bem como na proteção de batentes de portas, esquadrias de alumínio, azulejos, pisos, granito e vidro em obras.
4- Fita Crepe de uso geral – Tectape 250
Altamente versátil, a Tectape 250 conta com adesivo formulado especialmente para não deixar resíduos após a remoção da fita — desde que aplicada sobre a superfície por no máximo 24 horas e em temperatura ambiente. É encontrada em diferentes tamanhos: 18, 24, 36 e 48 mm de largura.
Seus usos recomendados variam desde o mascaramento de pintura imobiliária, uso em trabalhos escolares e artesanato, fixações leves e embalagens diversas.
Outros tipos de fitas adesivas: conheça seus usos!
O universo de fitas adesivas é vasto e bastante plural. Por isso mesmo, não é difícil encontrar um produto que tenha sido desenvolvido para otimizar os resultados de fechamento e mascaramento em situações específicas.
Alguns tipos de fitas adesivas disponíveis no mercado são:
- fitas adesivas para embalagens;
- fitas adesivas elétricas;
- fitas dupla-face;
- fitas adesivas industriais.
Conheça os diferentes tipos de fitas adesivas disponíveis na Tectape acessando nosso catálogo de produtos!
Antes de seguir em frente, lembre-se: fita adesiva não é tudo igual! Veja, no vídeo abaixo, algumas dicas para escolher o tipo ideal para as suas necessidades:
Onde comprar fita crepe?
Embora seja um item popular, saber onde comprar uma fita crepe de boa qualidade é fundamental para assegurar a efetividade da aplicação.
A Tectape é certificada na norma ISO 9001-2015 e, mais do que fitas adesivas, oferece soluções efetivas para as demandas dos clientes.
Cuidadosamente projetados e desenvolvidos, nossos produtos oferecem mais adesão, fácil aplicação, durabilidade, curto tempo de cura, resistência a intempéries e diversas larguras.
Encontrou aquele que melhor se adequa às suas necessidades? Entre em contato com o nosso time de vendas via WhatsApp para comprar a fita adesiva preferida das indústrias!